segunda-feira, 4 de outubro de 2010

100 ANOS DE HISTÓRIA


Amigos,

Como uma de minhas principais características é o corinthianismo, torna-se inevitável reservar um espaço do Blog para homenageá-lo em seu glorioso aniversário de 100 anos, um pouco atrasado de fato, mas nunca é fácil escrever movido pelas emoções de tamanho ardor.

Afinal "...ser corinthiano é ir além de ser ou não ser o primeiro, ser corinthiano é ser também um pouco mais brasileiro...".

O trecho acima da belíssima canção composta pelo mestre Toquinho é uma verdadeira prova de amor à aquele que é muito mais do que um clube de futebol, uma representação do clamor do pobre, do excluído em meio as dificuldades impostas numa sociedade elitizada onde em seu início tinha o futebol como esporte para poucos privilegiados.

A representação de um clube formado por operários fundado no Bom Retiro já nascia como uma perturbação, como algo que veio para incomodar, para dividir águas, para abrir caminhos. É inevitável a "reação" diante do nome ou do símbolo Corinthians, amado ou odiado ele disperta a opinião e se faz protagonista onde é proclamado.

Por sua identificação com o povo sofrido teve papel fundamental na transformação social na década de 80 através da Democracia Corinthiana, dando um exemplo de democracia e organização popular.

Outro fato importante nos 100 anos de historia gloriosa destaca-se a "Invasão Corinthiana" em 1976 quando na semifinal do Brasileiro daquele ano, 70 mil corinthianos invadiam o Rio de Janeiro para tomar posse do Maracanã e assistir a dramática (como de costume) vitória nos penaltis sobre o tricolor carioca.

Segue na integra a linda canção de Toquinho em homenagem ao meu, ao seu, ao nosso Corinthians (não é a toa que é chamado de o "time do povo"):

----------------------------------

CORINTHIANS DO MEU CORAÇÃO
(Toquinho)

És grande no esporte bretão,
O passado ilumina tua história.
Ciente de tua missão:
Vitória, vitória, vitória.

Corinthians do meu coração,
Tu és religião de janeiro a janeiro.
Ser corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro.
Ser corinthiano é ser também
Um pouco mais brasileiro.

Tens a tradição
De um clube tantas vezes campeão.
Pelos teus rivais, temido;
Pela tua FIEL, querido.

Ser corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro.
Ser corinthiano é ser também
Um pouco mais brasileiro.

----------------------------------

Saudações Corinthianas!
Grande Abraço,
Rafa

Nenhum comentário:

Postar um comentário